Vencendo o Medo e a Opressão

Uma das maiores armas que Satanás tem contra nós , é a opressão , ou seja, a tática da “ Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura “.A repetividade contínua de ataques, e tentações, que visam enfraquecer-nos,fazendo com que vivamos uma vida amedrontada e medíocre, desanimados e rebaixados.

Certamente, você sabe do que estou falando. Falo de circunstâncias que insistem em não mudar, de hábitos que nos dominam, de problemas que se prolongam, e não se resolvem.

Oprimir, é cercar alguém de circunstâncias repetidamente],e de palavras que fazem desanimar o coração, sobrecarregar com peso, apertar .

A Palavra de Deus diz que : “ VERDADEIRAMENTE A OPRESSÃO FAZ ENDOIDECER  ATÉ O SÁBIO , … “  Ecles. 7:7

Israel estava oprimido por sete anos pelos midianitas, por fazer o que era mau aos olhos do Senhor, até que Deus levantou um libertador , Gideão .

Para que tenhamos uma idéia clara do que estava acontecendo com o povo de Israel , vejamos o relato em  Juízes 6 :

“ Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos . Prevalecendo o poder dos midianitas contra Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas , as covas que estão nos montes , as cavernas e as fortalezas .Sempre que Israel semeavA , subiam contra ele os midianitas, os amalequitas, e também os filhos do oriente, contra eles se acampavam e destruiam o produto da terra até chegarem a Gaza , e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois , nem jumentos .Subiam com os seus rebanhos e tendas, como um enxame de gafanhotos, eram tão numerosos que não se podiam contar, nem a eles, nem a seus camelos, entravam na terra para a destruir . Assim Israel se enfraqueceu tanto com a  presençados midianitas, que os filhos de Israel clamaram ao Senhor “ . Juízes 6:1-6

Veja, que situação terrível; a presença contínua dos midianitas enfraqueceu a Israel, e os fez morarem , ou se esconderem em covas e cavernas. O povo de Deus não pode estar vivendo em covas, rebaixado, humilhado, escondido, isto é, sem poder se revelar, e se manifestar . Quantos cristãos que não se identificam mais, amedrontados pelo diabo , vencidos pela opressão do inimigo .

É assim que o inimigo faz sua pressão destruidora : (SEMPRE PRESENTE). Toda vez que você quer produzir algo em Deus, o inimigo vem com um enxame de problemas .

Talvez você esteja vivendo debaixo de uma opressão tão violenta , que tem anulado você como cristão (ã) , e que tem feito você clamar . Mas clame ao Senhor .

Talvez você tem pensado que essa situação não vai mudar nunca, mas ouça a resposta de Deus para o clamor de Israel :

” … Enviou-lhes o senhor um profeta que lhes disse: Assim diz o Senhor , Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir , e vos tirei da casa da servidão, eu vos livrei das mãos dos egípcios, e das mãos de todos os que vos oprimiam . Eu os expulsei de diante de vós , e vos dei a sua terra . Eu vos disse:  Eu sou o Senhor vosso Deus; NÃO TEMAIS aos deuses dos amorreus , em cuja terra habitais .  

Deus diz a seu povo o que Ele já havia feito por eles ( …Eu vos fiz subir, vos tirei , Eu vos livrei, expulsei de diante de vós , vos dei, e vos disse . ) , e a razão pela qual estavam vivendo debaixo daquela opressão .

O que será que eles fizeram de mau aos olhos do Senhor, que os levou para tamanha opressão ? A resposta está em Juízes 6:10 :

” Eu vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos Amorreus, em cuja terra habitais.  Mas não destes ouvidos  à minha voz . “

Aí está ; ” Medo” . O medo é algo mau aos olhos do Senhor, porque medo éincredulidade, e incredulidade é um pecado abominável, pois diminui o nosso Deus . A declaração : ” Eu sou o Senhor vosso Deus , deveria ser suficiente para sustentar a fé do povo de Deus . É o medo que nos leva para todo tipo de erro e pecado .

A idolatria havia se instaurado no meio do povo, pois estavam adorando a Baal e ao poste-ídolo (Juízes 6:25) . O medo dos deuses amorreus os fez adorá-los , e rejeita-rem o Deus de Israel . E esse mesmo medo os fez viverem oprimidos e sem ação .

Amado(a) , o que tem segurado sua vida, fazendo com que você não colha o que semeia, é o medo . Se você tem vivido angústias por causa de situações, ou por causa de  pessoas que não mudam, é hora de dar um basta nisso.

Se a sua situação é tão grave, que você já está vivendo como Gideão, tão assustado e a ponto de duvidar da visitação de Deus, então você precisa urgentemente tomar consciência de que ” O Senhor é contigo, homem (mulher) valente”. Juízes 6:12

Veja , Deus está trazendo o livramento para Israel, e ele escolhe um libertador tão assustado quanto o povo .Um homem sem história , e diminuído por ser de família pobre, e o menor na casa de seu pai . Juízes 6:15

Porém , Deus o chama de homem valente.

Talvez você não saiba, ou não perceba, mas existe uma valentia dentro de você  capaz de vencer qualquer situação .

Fico pensando,que quando o anjo do Senhor chamou a Gideão de homem valente, ele deve ter olhado para trás, para ver se ele estava falando com outra pessoa. O anjo também disse : ” O SENHOR É CONTIGO “.

Veja a confusão de Gideão: Ele pensa; Deus não pode ser conosco, por causa do que estavam passando, e por causa de sua aparente insignificância e medo .Deus agora tem um trabalho; convencer ‘a Gideão lutar,encorajá-lo,fazê-lo crer .

A situação era tão crítica , que Gideão tinha dúvida se era Deus quem falava com ele, ou não, de modo que pensa precisou fazer um teste com o Senhor . Vers. 17,18

Muitas vezes estamos exatamente assim , e não conseguimos discernir se é Deus falando , ou uma emoção, e  se há realmente uma esperança .

Gideão oferece um sacrifício ao Senhor , e Ele o consome com fogo, então Gideão sente medo de Deus . Quantos estão com medo de Deus , vendo a Ele como um problema , como um Deus pronto a castigar , ferir e matar . ” PORÉM O SENHOR LHE DISSE: PAZ SEJA CONTIGO ! NÃO TEMAS ! NÃO MORRERÁS” Vers. 23 .

Deus está trabalhando na vida de Gideão, mostrando a ele que não precisa ter medo , pois, nesse processo de libertação para o povo, Deus começa libertando a Gideão, através de uma ordem explícita : Destruir o altar de Baal, o poste ídolo , e o bosque que estavam ao pé do altar de Baal .  Deus está dizendo que tanto ele quanto o povo , precisavam primeiramente serem livres do pecado da idolatria que os havia subjugado .

Algo difícil para Gideão , pois o altar e o poste ídolo eram de seu pai . Em outras palavras , antes de sermos livres da opressão do inimigo, devemos arrumar algumas coisas nas nossas vidas, e em nossas casas, e rompermos toda ligação com as trevas, pois o problema para Deus era o pecado do povo .

Gideão ainda amedrontado obedece, e começa a andar para a liberdade, sua e do povo . É importante entendermos que o medo, que é falta de confiança em Deus nos faz viver em pecado , e debaixo de opressão e sofrimento . Talvez muitos não concordavam com a idolatria , mas não tinham coragem de mudar . Talvez você não concorde com seu erro, mas se sente anulado na fé, e sem  coragem para mudar.

Eu vejo por todo o relato, Deus  restaurando a fé e a coragem em Gideão e no povo , ” Através da queda de baal, o deus estranho que não reagiu ” ; ” através das provas do novelo de lã “, através da seleção dos 300 homens corajosos e prevenidos dentre os 32.000 que haviam se ajuntado a Gideão para lutarem contra os midianitas (Juízes 7:1-8)” , pois Deus só precisa de uns poucos animados e corajosos e que sejam de fé , para confiarem Nele .

” E através do que Gideão ouviu da própria boca dos inimigos, quando desceu de noite até o arraial dos midianitas (Juízes 7:13-14) , pois o inimigo sabe que está derrotado e reconhece que Deus o entregou em nossas mãos ” . Quando Gideão ouve o relato do inimigo , se enche de coragem  e confiança e adora a Deus .

Agora Gideão é um homem destemido e está pronto a romper com a opressão , e levar o povo a  liberdade . Se você já leu ou ouviu antes a respeito deste relato, deve saber que com apenas umas tochas e trombetas Gideão e os trezentos que estavam com ele derrotaram os milhares de midianitas que os oprimiam . Na verdade eles não tiveram que fazer muito além de mostrarem suas tochas , tocarem as trombetas, e gritarem com ousadia ” ESPADA , PELO SENHOR , E POR GIDEÃO ! “

Deus mesmo pelejou por seu povo , confundindo os midianitas e tornando a espada de um contra o outro , de modo que eles se matavam , e ao fugirem dispersos , foram sendo mortos pelas tropas que Gideão convocou . Juízes 7:19-25

Agora vejamos : Deus teve que animar e restaurar a fé e a coragem deles, antes de poder lutar por eles , pois Ele precisava de um posicionamento deles contra o pecado, contra o conformismo e contra o inimigo que os oprimia .

Irmão(a) , muitas situações que vivemos hoje, vivemos por causa do medo que nos paraliza , e nos faz conformar com elas . Medo de consequências que possam vir se nos posicionarmos contra a situação  .

Quero explicar isso melhor com exemplos específicos , talvez você fique perplexo com o que vou lhe contar aqui, mas estou convicto que Deus não pode agir enquanto não nos posicionamos corretamente e deixamos tudo nas mãos dele .

opressão é algo terrível , e ela opera através do medo . O nosso inimigo, o Diabo, busca nos oprimir de diversas formas, usando circunstâncias e pessoas .

O que faz com que uma pessoas fique sujeita  a abusos e a sofrimentos causados por pessoas e circunstâncias , é justamente o medo das consequências. Na tentativa de controlar a situação , deixamos de entregá-la a Deus , e sofremos o peso dela . É necessária uma decisão de coragem para romper com a opressão e o medo , entregando tudo a Deus .

Na verdade, o medo nos faz pensar e agir como se fôssemos capazes de controlar a situação , então fazemos nossas covas e cavernas de sofrimento .Nós temos que romper com a opressão , custe o que custar . Entendi também que entregar algo a Deus, é tirar todo o peso e responsabilidade de si mesmo .

Hoje eu sei que quando oro , então devo descansar e deixar Deus fazer a obra.Lembro de um testemunho de uma certa irmã  oprimida por seu marido, um homem sem Deus , e que a proibia de ir à igreja . Num certo dia já cansada daquela opressão, e do medo, resolveu romper com isso . Estava  se arrumando para ir à igreja quando seu marido lhe disse que não a deixaria ir , então ela lhe disse: Mas eu vou !

Ele lhe disse: Eu rasgo a sua roupa !

Ela respondeu: Eu me enrolo num lençol e vou assim mesmo !

Ele lhe disse: Eu escondo o seu sapato !

Ela respondeu: Eu vou descalça !

Ele lhe disse: Eu bato em você !

Ela respondeu: Se sobrar alguma força em mim , eu vou mesmo me arrastando .

Enfurecido ele pegou sua arma , apontou para ela e disse: Eu mato você, e agora ?

Ao que ela respondeu: Se você apertar o gatilho eu vou para o céu, e se você não apertar, eu vou para a igreja. O homem ficou sem ação, e não pode mais proibí-la de servir a Deus .

Agora entenda-me, não estou dizendo que todos devem fazer essas coisas, a não ser que entendam que Deus as está dirigindo a isso . Hoje eu sei que a opressão tem que ser rompida violentamente , e isso ocorre quando alguém já está cansado de se sujeitar e resolve ter coragem para enfrentar os Midianitas frente a frente .

Fico pensando em 300 homens gritando e correndo para cima de milhares e milhares de guerreiros do exército midianita . Isso é romper com a opressão .

Amado(a) , Deus quer te livrar desta carga e desse sofrimento, levante-se , sê forte e corajoso (a) , pois o Senhor é contigo varão(oa) valoroso(a) .

Proclame agora mesmo: Não temerei mal algum, mesmo passando pelo vale da sombra da morte, pois Tu és comigo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado