Por que Muitos Cristãos Sofrem?

Porque muitos cristãos sofrem?

Como cristãos, nós gostamos da idéia de partilha na glória de Cristo, mas o que você acha  sobre o compartilhamento em Seu sofrimento? Jesus levou sobre Si  a pena de morte de uma vez por todas para que nós nunca precisássemos  se preocupar com isto novamente.

Mas a Bíblia ensina que devemos sofrer momentos de provação se estamos a partilhar a glória. Vale a pena? Leia o que Paulo diz em Romanos 8:18: … Porque para mim considero que os sofrimentos do tempo presente (presente de vida) não são dignos de ser comparados com a glória que está prestes a ser revelada em nós e em nós e para nós e conferido a nós!

Agir correto quando as coisas estão  errada.

Muitos de nós pensamos que sofremos por causa das nossas circunstâncias. Acreditamos que, se as nossas circunstâncias mudassem, nós seríamos capazes de agir certo. Mas Deus quer que nos tornemos tão maduros e estáveis que agimos certo, mesmo quando nenhuma das nossas circunstâncias são boas. Existem diferentes níveis de fé, e na maioria das vezes nós queremos usar nossa fé para se livrar de um problema. Mas às vezes plano de Deus é para que nós a exerçamos  um maior nível de fé que nos levará através de desafios da vida. Isso exige uma fé ainda maior do que ser libertos de uma situação.

Muitas vezes nós se maravilhamos com o poder libertador de Deus e ignoramos Seu cuidado, fortalecimento e poder liberado . Embora existam muitas razões pelas quais os cristãos sofrem, eu gostaria de abordar o que eu acredito que são oito das razões mais comuns por que há sofrimento em nossas vidas.

1 – A falta de conhecimento da Palavra.

Muitos cristãos sofrem porque eles estão muito ocupados em busca de conhecimento carnal em vez da Palavra de Deus. O próprio Senhor disse, meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento … (Oséias 4: 6).

O Apostolo Paulo era um homem educado, com uma grande riqueza de conhecimento carnal. Quando ele percebeu a importância do conhecimento espiritual, ele disse, … eu decidi nada saber (para se familiarizar com nada, para fazer uma apresentação do conhecimento de nada, e estar consciente de nada) entre vós, senão a Jesus Cristo (o Messias), e este crucificado (1 Coríntios 2: 2).

Como Paulo, precisamos perceber a importância de aprender as coisas espirituais,  Gálatas 6: 8 diz: … o que semeia na sua carne (natureza inferior, sensualidade), da carne ceifará decadência e ruína e destruição, mas o que  semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

2- Desobediência.

Uma vez que conhecemos a Palavra de Deus, temos a responsabilidade de obedece-la. Muitos de nós tentamos ser obedientes, mas acabamos jogando isso fora . até mesmo a falta de compromisso  é desobediência, e pode levar-nos sofrer. Tiago 4: 7 nos dá um bom conselho: Sujeitai-vos, portanto, a Deus …. Quando Deus me diz para fazer algo e  acho que é útil sempre corro e anoto . Isto serve como um lembrete de que eu devo ser obediente se eu quero as bênçãos de Deus. Se você estiver disposto e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra (Isaías 1:19).

3-  Para purificar e testar sua fé.

Às vezes as pessoas parecem surpresas quando estão passando  por um período de provação ou sofrimento. Talvez elas tenham sido fiel em aprender e obedecer a Palavra, mas os julgamentos ainda persistem. Às vezes as  provações simplesmente vem para testar e purificar nossa fé. “Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,para que a prova da vossa Fe,muito mais preciosa do que o ouro que parece e é  provado pelo fogo,se enche de louvor,e honra,e glória na revelação de Jesus Cristo.” (1 Pedro 1: 6-7).

4- A necessidade de quebrantamento.

A palavra quebrantamento pode colocar  medo em algumas pessoas, mas realmente não é uma má palavra. Deus não deseja quebrar nossos espíritos, mas Ele quer quebrar essa casca exterior, a carne que O impede de ser tudo o que Ele quer ser em e através de nós. Ele quer quebrar coisas como orgulho, rebeldia, egoísmo e independência. Deus quer que sejamos totalmente dependente Dele.

No entanto, tendo que depender de Deus não deve levar-nos a sentir pena de nós mesmos. Uma vez eu disse: “Oh, Deus, eu sou tão solitário, e eu não tenho ninguém além de você.” E o Espírito Santo disse: “Pobre filho, você está apenas preso com Deus.” Eu descobri que tendo apenas Deus e este é o melhor lugar onde eu poderia estar.

5 – Desenvolver  Compaixão.

Compaixão nasce quando enfrentando problemas iguais. A Bíblia diz: … “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas;porém Um que,como nós ,em tudo foi tentado,mas sem pecado.” (Hebreus 4:15). Isso me conforta saber que Jesus me entende e tem compaixão.

Passar por provações e experimentar melhor  livramento de Deus nos capacita  para ministrar aos outros. Nossa dor nunca é desperdiçada; Ele traz compaixão ao que estende a mão para outras pessoas que estão  sofrendo, dizendo: “Eu estive lá, e Deus me trouxe com Ele, e Ele vai fazer o mesmo por você.”

6 -Incentivar outras pessoas.

O apóstolo Paulo disse que havia muitas coisas que Deus lhe permitira passar para  simplesmente ser  como exemplo para outras pessoas. …  E quero,irmãos,que saibais que as coisas que me aconteceram contribuiram para maior proveito do evangelho.E muitos dos irmãos no Senhor tomando animo com as minhas prisões,ousam falar a palavra mais confiadamente,sem temor. (Filipenses 1: 12-14). Mesmo na prisão sua estabilidade e capacidade de ser usado por Deus era evidente.

Se formos ministrar aos outros, nós também devemos enfrentar algumas circunstâncias adversas. Mas se estamos na fé e na confiança, Deus vai nos levar até à vitória, e nós vamos ser um grande incentivo para as pessoas ao nosso redor.

7-  Por causa da Palavra.

Às vezes sofremos ataques do inimigo simplesmente por causa de nosso envolvimento com a Palavra de Deus. Marcos 4:17 fala daqueles que ouvem a Palavra e suportam por um tempo, então … quando há problema ou perseguição por causa da palavra, imediatamente se escandalizam (tornar-se descontente, indignado, ressentido) . Quando alguém recebe a Palavra de Deus, Satanás se deleita em vir imediatamente para tentar roubar o que foi semeado no seu coração. Ele sabe que a Palavra nos fortalecerá e nos ajudará  a viver uma vida cristã vitoriosa, e ele quer pará-lo  de qualquer maneira que ele puder. Portanto esta no  imperativo: para guardarmos  a Palavra em nosso  coração e resistirmos  ao diabo e evitar que ele roube a palavra de nós .

8 – Pelo fato  de estar no Mundo.

Os cristãos também podem enfrentar provações e sofrer simplesmente porque vivemos em um mundo cheio de pecado. Mas Jesus disse: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz [perfeita] e confiança. No mundo tereis aflições e provações e angústia e frustração; mas tende bom ânimo [tomar coragem; ser confiante, determinado, destemido]! Pois eu venci o mundo.”(João 16:33).

Que promessa! Compreender a razão para o nosso sofrimento e ter a certeza da glória final vamos compartilhar, isto deve tornar um pouco mais fácil para que possamos desfrutar as nossas vidas … mesmo durante os tempos de compartilhar  nossos sofrimentos.

“E, se nos somos filhos,somos logo herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo :se e certo que com Ele padecemos para que também com Ele sejamos glorificados.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado